quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Um pouco mais sobre leitura e escrita na escola

A escola deve privilegiar a leitura e a escrita de textos e transformar os alunos em leitores de livros, de obras de arte, de gráficos, esquemas, tabelas, diagramas, paisagens, desenhos, fotografias, mapas, movimentos etc., e escritores de textos de gêneros diversos. Sabemos que essa tarefa não se resume apenas aos professores de Língua Portuguesa, mas ao conjunto de professores e à escola como um todo, através de atividades interdisciplinares e culturais.Muitas vezes os textos não têm relação com a realidade dos alunos, não fazem parte das suas experiências cotidianas, tornando a leitura uma tarefa cansativa e sem interesse, porém, isso não quer dizer que não se deve ampliar o leque de conhecimento do aluno. O professor ou professora deve sempre estar em alerta para que os textos selecionados para o trabalho em classe tenham realmente significado para o aluno.Existem diversos autores que enfatizam a competência leitora e escritora como a mais importante dentre outras para a formação do indivíduo, para o exercício pleno da cidadania, para seu ingresso no mercado de trabalho no futuro e para continuar aprendendo a aprender. A linguagem é importante nos diversos âmbitos da vida de qualquer pessoa; sua função comunicativa é essencial nas diferentes etapas de desenvolvimento e principalmente durante a adolescência.Tradicionalmente, o trabalho com textos em sala de aula está pautado na leitura que admite apenas um sentido para o texto. Devemos exercitar a leitura polissêmica, motivando os alunos a descobrirem as outras leituras possíveis de um texto, transformando o ato de ler e escrever em atividades criativas e culturalmente produtivas. Por exemplo, as fábulas são lidas como histórias infantis ingênuas, quase nunca percebidas como denúncias de exploração, abuso de poder, traição etc.

Articulação das Competências para aprender

Professor(a), chegou a hora de você refletir sobre a prática.
Como você articula o trabalho com as habilidades em sala de aula para desenvolver as competências de seus alunos?
Prossiga pensando nisso.

Leia o item V – Articulação das competências para aprender - do Currículo do Estado de São Paulo, na página 13.

Destaque as informações principais e registre-as por escrito, elaborando um resumo ou esquema da forma como achar melhor. Exercite sua competência leitora e escritora.

A partir da página 14, observe atentamente como a leitura e a escrita são apresentadas no texto e como se relacionam e se articulam de formas diferentes com cada uma das cinco competências do ENEM.

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