sábado, 20 de agosto de 2011

IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO E INDICADORES EDUCACIONAIS

A avaliação de desempenho, ou avaliação em larga escala, como também é conhecida, tem como objetivo conhecer melhor a dinâmica dos processos e resultados dos sistemas educacionais. Segundo Castro (2009), um sistema nacional de avaliação em larga escala pode prover informações estratégicas para aprofundar o debate sobre a situação educacional de um país e mostrar o quê os alunos estão aprendendo, ou o quê deveriam ter aprendido, em relação aos conteúdos e habilidades básicas estabelecidos no currículo. Como já se mencionou, diferentemente das avaliações internas realizadas nas escolas por professores, onde busca-se conhecer a evolução e as dificuldades de cada aluno, as avaliações em larga escala estão dirigidas a avaliar o sistema educativo. Normalmente, tratam-se de provas de caráter nacional, subnacionais ou até mesmo locais.
Ainda segundo Castro (2009), estas avaliações de caráter diagnóstico servem também como avaliação das políticas educacionais em curso e, muitas vezes aportam informações importantes para auxiliar o processo de formulação e monitoramento de políticas públicas responsáveis e transparentes. Além disso, de acordo com a autora, a institucionalização da avaliação educacional é um instrumento fundamental do processo de prestação de contas à sociedade e de enriquecimento do debate público sobre os desafios da educação no país.

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