domingo, 21 de agosto de 2011

SARESP – Escala de Proficiência

Os resultados das provas são expressos em proficiências, numa escala que descreve o desempenho efetivo dos alunos na prova aplicada. Cada ponto na escala de proficiência reflete as competências e habilidade que o aluno possui e que foram medidas pelas respostas na resolução dos itens da prova.

O desempenho dos alunos da rede estadual é medido na mesma métrica do SAEB, cujo intervalo é de 0 a 500. Para cada uma das disciplinas avaliadas existe uma escala única com essa mesma extensão. Nessa escala medimos tanto o aprendizado de um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental como o aprendizado de um aluno da 3ª série do Ensino Médio. Com uma escala única para todas as séries avaliadas podemos observar a evolução do aprendizado dos alunos ao longo da Educação Básica: um aluno do 9º ano do Ensino Fundamental deve ter proficiência maior que um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, considerando que ambos estejam com aprendizado adequado às respectivas séries. Isso será melhor explicado a seguir.

Devemos lembrar que a avaliação possui 26 cadernos de provas diferentes para avaliar um maior número de competências e habilidades, pois, como qualquer avaliação de larga escala, as provas do SARESP são montadas para avaliar o sistema de ensino, e não o aluno propriamente dito. Dessa forma, o SARESP utiliza o resultado do conjunto de alunos da escola para avaliar o aprendizado na unidade escolar, por série e componente curricular avaliados.

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