quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Currículo, competências e habilidades

Leia o item I – Uma Educação à altura dos desafios contemporâneos, na página 4 do Currículo do Estado de São Paulo para compreender por que hoje é tão importante que os estudantes desenvolvam competências e habilidades na escola.

Releia o segundo parágrafo do texto; algumas competências bastante valorizadas são citadas com muita clareza:
  • capacidade de resolver problemas;
  • capacidade de trabalhar em grupo;
  • capacidade para continuar aprendendo e agir de modo cooperativo e pertinente em situações complexas.
O parágrafo termina destacando a importância da qualidade da educação recebida na escola para desenvolver essas competências, tornando-as fator determinante para a participação do indivíduo em seu grupo social de forma crítica e renovadora.
Seguindo a leitura do texto, reitera-se a importância da qualidade da educação a ser oferecida nas escolas públicas e enfatiza-se, entre outros aspectos do trabalho pedagógico, o desenvolvimento pessoal e a autonomia do estudante para gerar a própria aprendizagem (aprender a aprender).

Leia o item I até o fim. O último parágrafo sintetiza os princípios centrais do Currículo do Estado de São Paulo e é especialmente com eles que você professor(a) deve direcionar seu plano de aulas, sua atuação em classe e o acompanhamento de seus alunos:

Escola que aprende;
  • Currículo como espaço de cultura;
  • Competências como eixo de aprendizagem;
  • Prioridade da competência de leitura e de escrita;
  • Articulação das competências para aprender;
  • Contextualização no mundo do trabalho.
Os quatro itens sublinhados citados anteriormente são o objeto de aprofundamento deste módulo e é principalmente sobre eles que você vai ampliar seus conhecimentos para adequar sua prática como professor(a) nas aulas.

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