quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O tratamento do conteúdo no Currículo do Estado de São Paulo

Para entender bem o papel dos conteúdos no processo de aprendizagem de nossos alunos, buscamos novamente o apoio do Currículo do Estado de São Paulo para este esclarecimento.

No item I da página 4 – Uma educação à altura dos desafios contemporâneos –, o texto expõe a importância do uso do conhecimento para trabalhar, conviver, exercer a cidadania, cuidar do ambiente em que se vive. O texto também destaca a importância da qualidade da educação a ser oferecida nas escolas públicas e associa as aprendizagens escolares às reais oportunidades dos adolescentes e jovens se inserirem no mundo produtivo e solidário.

Ao tratarmos de conteúdos, devemos fazê-lo referindo-os a tipos diferentes, de natureza variada: dados, habilidades, técnicas, atitudes, conceitos etc. As aprendizagens escolares abordadas no Currículo referem-se a tipos diferentes de conhecimentos.

O tratamento do conteúdo no Currículo do Estado de São Paulo

Na verdade, tudo o que ocorre na escola faz parte do currículo escolar. É muito importante lembrar, como bem esclarece o Currículo, que a escola hoje não é mais a única detentora do saber; os alunos, através do uso das tecnologias, têm acesso à informação nas suas mais variadas formas.Portanto, é papel da escola preparar o aluno para a vida nessa sociedade em que a informação é disponibilizada e atualizada com grande velocidade para todos. Neste sentido, o papel dos conteúdos escolares justifica-se somente se voltado para outras finalidades, englobando conceitos, fatos, procedimentos, normas, valores e atitudes. Cabe ao professor selecionar conteúdos que façam sentido, que sejam significativos para os alunos, com suas necessidades, problemas e interesses. Essa tarefa deverá estar embasada numa visão ampla do conhecimento e, para isso, precisará incluir, além dos fatos e conceitos, os procedimentos, os valores, as normas e as atitudes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário