quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O papel dos conteúdos

Até o momento lemos e discutimos sobre competências, habilidades, o ENEM, a prioridade da competência leitora e escritora etc.

E os conteúdos escolares? Qual é o seu papel num currículo voltado para competências?

Leia os trechos a seguir e reflita sobre eles...






Essas duas citações deixam muito claro o papel dos conteúdos escolares, sem os quais não há possibilidades para o aluno desenvolver suas competências.
Citação V. P. Moretto x
É falso afirmar que as orientações visando o ensino para competências não se preocupam com os conteúdos a serem trabalhados. O que se busca é que esses conteúdos sejam relevantes, isto é, que tenham sentido para o sujeito, dentro de seu contexto. Vemos assim uma certa inversão entre o que a escola tradicional fazia, isto é, listava os conteúdos e depois ia buscar uma situação em que, possivelmente, eles pudessem ser aplicados. Muitas vezes inventava-se uma situação tão artificial que se tornava ridícula. A orientação no ensino para competências busca primeiramente estabelecer uma situação complexa a ser abordada e escolhe os conteúdos que precisam ser conhecidos para abordá-la. (Vasco Pedro Moretto)

V. Moretto é professor, doutorando em Didática pela Universidade Laval de Quebec/Canadá.

Citação PCN – Ensino Médio x
"Cabe observar preliminarmente que as competências não eliminam os conteúdos, pois não é possível desenvolvê-las no vazio. Elas apenas norteiam a seleção de conteúdos para que o professor tenha presente que o que importa na Educação Básica não é a quantidade de informações, mas a capacidade de lidar com elas, através de processos que impliquem sua apropriação e comunicação, e, principalmente, sua produção ou reconstrução, a fim de que sejam transpostas a situações novas.
(PCN – Ensino Médio)


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