sábado, 20 de agosto de 2011

Nesse período entre meados dos anos 1990 até os dias atuais, o Brasil iniciou também sua participação em Avaliações Educacionais Internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA, sob a responsabilidade da OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico e a Avaliação da Oficina Regional da UNESCO para La Educación em América Latina y el Caribe – OREALC
Os programas de avaliação, aplicados à Educação Básica mencionados acima, serão examinados a seguir.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB

O SAEB foi a primeira iniciativa brasileira, em escala nacional, para se conhecer o sistema educacional no Brasil em maior profundidade. Ele foi aplicado pela primeira vez em 1990, mas somente a partir de 1995, após uma reestruturação metodológica, iniciou-se o processo de construção das Escalas Comuns de Proficiência, que são interpretadas em termos do que os alunos conhecem, compreendem e são capazes de fazer, com base nos resultados do seu desempenho.
utilização das Escalas de Proficiência permite a comparação de resultados entre diferentes séries, por disciplina e de ano para ano. Para tanto, são utilizadas provas elaboradas com um grande número de itens (abrangendo as competências e habilidades requeridas ao final de cada ciclo de aprendizagem), os quais são elaborados com base na Matriz de Referência Curricular do SAEB.
O SAEB é aplicado a cada dois anos, em uma amostra de alunos das séries de final de ciclo do Ensino Fundamental (4ª e 8ª série) e do Ensino Médio (3ª série), da rede pública e da rede privada, de escolas localizadas nas áreas urbanas e rural. Por ser amostral, o SAEB oferece resultados de desempenho apenas para o Brasil, regiões e unidades da Federação.

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