domingo, 21 de agosto de 2011

SARESP – Boletins das escolas

Da mesma forma como indicado para Língua Portuguesa, todas as disciplinas avaliadas pelo SARESP possuem níveis de desempenho definidos como agrupamentos de pontos da escala de proficiência. Quanto mais se avança ao longo da Educação Básica, maior a proficiência necessária para manter-se no nível adequado. Caso queira saber mais sobre a relação entre os pontos na escala e as habilidades relacionadas, acesse aqui Link externo (documentos com a descrição das habilidades nos pontos da escala de proficiência).


É importante que o professor se familiarize com os resultados do SARESP e o que significam em termos de aprendizado dos alunos. Os resultados das provas são divulgados anualmente às escolas através de Boletins Link externo disponíveis no site da Secretaria. Nesses boletins divulga-se o desempenho da escola por disciplina e série avaliada. Esse desempenho é medido pela proporção de alunos em cada um dos níveis de desempenho: quanto maior a proporção de alunos nos níveis adequado e avançado, melhor o resultado da escola na aprendizagem dos alunos.

AVALIAÇÃO ANUAL: séries avaliadas 3ª, 5ª, 7ª e 9ª Ensino Fundamental e 3ª Ensino Médio.

AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS: Censitária entre as escolas: avalia todas as escolas estaduais que possuem as séries avaliadas.

Avalia escolas municipais e particulares mediante convênio - as escolas privadas devem arcar com as despesas da avaliação.

LEVANTAMENTO DOS FATORES ASSOCIADOS; Além da avaliação propriamente dita, são aplicados questionários aos diversos atores dos processos educacional no intuito de coletar informações para o levantamento dos fatores associados à aprendizagem dos alunos da rede estadual. Respondem ao questionário.

Alunos e seus pais fornecem informações da vida escolar e do nível socioeconômico, do capital social e cultural da família.

Agentes educacionais - diretores, coordenadore, professores - séries avaliadas : perfil socioeconômico e cultural e formação acadêmica, aspectos pedagógicos e percepção sobre o funcionamento da escola e condições da mesma.




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