quarta-feira, 24 de agosto de 2011

modulo 3 - cont.

Interação Escola-Família

INTERAÇÃO: O eixo central para o estabelecimento da parceria da família com a escola.

Para efetivarmos a aproximação necessária entre a Escola e as Famílias, há que sistematizar atitudes, posicionamentos e ações concretas. Inúmeros agentes sociais têm buscado apresentar alternativas e sistematizações sobre esta questão.

Em 2010, a UNESCO e o MEC publicaram um documento (“Interação Escola-Família: subsídios para práticas escolares”) no qual são apresentadas algumas orientações.

Vejamos no quadro a seguir, algumas delas:

A possibilidade de várias abordagens e usos da interação escola-família exige que explicitemos algumas reflexões e escolhas que norteiam o estudo:

  • A expressão interação escola-família se baseia na ideia de reciprocidade e de influência mútua, considerando as especificidades e mesmo as assimetrias existentes nessa relação;
  • Outro detalhe que faz toda a diferença é a ordem escolhida para descrever a relação: escola-família e não família-escola.
Estamos assumindo que a aproximação com as famílias é parte do trabalho escolar, uma vez que as condições familiares estão presentes de forma latente ou manifesta na relação professor-aluno e constituem chaves de compreensão importantes para o planejamento da ação pedagógica.

(Fonte: CASTRO, J. M.; REGATTIERI, M. (orgs.). Interação Escola-Família: subsídios para práticas escolares. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Ministério da Educação (MEC), 2010.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário