quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Modulo 5

Secretaria de Estado da Educação

O grande desafio da Educação Básica no Brasil dos dias de hoje é a melhoria da qualidade. Nem sempre a qualidade foi o compromisso prioritário da Educação Básica no Brasil. O país viveu um ciclo no qual o aumento quantitativo da oferta era premente. As mudanças sociais, políticas e demográficas no Brasil definiam a necessidade de expansão. O crescimento acelerado das matrículas, incorporando segmentos da população antes excluídos, deixou sequelas. A escola brasileira havia sido programada como lugar para minorias. A partir da metade do século XX, não havia tradição, recursos e principalmente capacidade técnica para gerenciar o processo de expansão quantitativa e ao mesmo tempo promover as mudanças de cultura e de modelos de organização pedagógica que a presença dos até então excluídos da escola passou a demandar.

O ciclo de crescimento quantitativo ainda não se concluiu, mas deverá esgotar-se em alguns anos. Ao mesmo tempo, os problemas de qualidade assumem dimensões dramáticas. Por essa razão, desde o início do século XXI a Educação Básica brasileira enfrenta, às vezes de modo caótico, a urgência de garantir não apenas que todos ingressem na escola, mas também que todos aprendam.

Em São Paulo, o Ensino Fundamental está universalizado e o Estado é um dos mais avançados do país na universalização do Ensino Médio. Por outro lado, a qualidade do ensino na rede de escolas públicas no Estado ainda deixa muito a desejar, sendo portanto, a prioridade da SEESP.

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