sábado, 20 de agosto de 2011

reconhecer o efeito de sentido do uso de recursos ortográficos (ex.: sufixo
diminutivo).
300 Os alunos da 4ª e da 8ª séries
identificam marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto,
caracterizadas por expressões idiomáticas.
Os alunos da 8ª série:
• reconhecem o efeito de sentido causado pelo uso de recursos gráficos em textos
poéticos de organização sintática complexa;
• identificam efeitos de sentido decorrentes do uso de aspas;
• identificam, em textos com narrativa fantástica, o ponto de vista do autor;
• reconhecem as intenções do uso de gírias e expressões coloquiais;
• reconhecem relações entre partes de um texto pela substituição de termos e
expressões por palavras pouco comuns;
• identificam a tese de textos informativos e argumentativos que defendem o senso
comum com função metalingüística;
• identificam, em reportagem, argumento que justifica a tese contrária ao senso
comum;
• reconhecem relações de causa e conseqüência em textos com termos e padrões
sintáticos pouco usuais;
• identificam efeito de humor provocado por ambigüidade de sentido de palavra ou
expressão em textos com linguagem verbal e não-verbal e em narrativas
humorísticas; e
• identificam os recursos morfossintáticos que agregam musicalidade a um texto
poético.Além de todas as habilidades descritas nos níveis anteriores, os alunos da 8ª série, neste
nível:
• identificam informações explícitas em texto dissertativo argumentativo, com alta
complexidade lingüística;
• inferem o sentido de uma palavra ou expressão em texto jornalístico de divulgação
científica, em texto literário e em texto publicitário;
• inferem o sentido de uma expressão em texto informativo com estrutura sintática
no subjuntivo e vocábulo não-usual;
• identificam a opinião de um entre vários personagens, expressa por meio de
adjetivos, em textos narrativos;
• identificam opiniões em textos que misturam descrições, análises e opiniões;
• interpretam tabela a partir da comparação entre informações;
• reconhecem, por inferência, a relação de causa e conseqüência entre as partes de
um texto;
• reconhecem a relação lógico-discursiva estabelecida por conjunções e preposições
argumentativas;
• identificam a tese de textos argumentativos com temática muito próxima da
realidade dos alunos, o que exige um distanciamento entre a posição do autor e a
do leitor;
• identificam marcas de coloquialidade em textos literários que usam a variação
lingüística como recurso estilístico; e

reconhecem o efeito de sentido decorrente do uso de gíria, de linguagem figurada
e outras expressões em textos argumentativos e de linguagem culta.



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