segunda-feira, 22 de agosto de 2011

10 dicas sobre trabalho em grupo

O trabalho em grupo deve ser proposto como um diferencial na dinâmica de aula, pois esse recurso é extremamente eficiente para ajudar o aluno a desenvolver competências sociais. Para tanto, é necessário que o professor fique atento às diversas situações que a proposta pode gerar, uma vez que o trabalho em grupo, quando mal planejado, pode se tornar uma fonte de frustrações para todos os envolvidos.

DICA - 1 Montagem dos grupos

O professor deve escolher os grupos de trabalho com critérios bastante relevantes, não deve se utilizar apenas de sorteios ou se pautar em afinidades, e sim, estar atento à produtividade do grupo como um todo. Caso ele tenha evidências de que o grupo não esteja produzindo com qualidade e distribuindo tarefas, é seu papel mediar novas configurações para o grupo.

DICA - 2 Plano de trabalho/distribuição de tarefas

Antes de propor um trabalho em grupo, o professor deve ter muita clareza em relação aos seus objetivos. Deve organizar um roteiro e apresentá-lo aos alunos, para que os grupos possam distribuir as tarefas. Deve também deixar claro que o trabalho em grupo não significa reunir um “amontoado de trabalhos individuais”, onde cada um faz um “pedacinho”. É importante garantir que a coleta de informações seja compartilhada, reelaborada coletivamente e definida da mesma forma.

DICA - 3 Elaboração dos critérios avaliativos

O professor deve apresentar aos alunos os critérios de avaliação de cada etapa do trabalho e dos encontros do grupo. Assim, os alunos saberão os parâmetros pelos quais serão avaliados, tanto por seus colegas como pelo professor.

DICA - 4 Compartilhamento dos critérios avaliativos

É necessário considerar, no tempo de trabalho, um período para que o grupo pare e analise a participação de cada componente. A partir dessa análise, é possível aos componentes sugerir alterações em sua atuação.

DICA 5 - Criação de critérios pelo grupo de trabalho

Uma proposta interessante é deixar que o próprio grupo acrescente seus critérios na ficha de avaliação; assim, o professor pode verificar a percepção dos alunos sobre o trabalho que realizaram. É comum os alunos serem muito rigorosos entre si, por isso, o professor deve fazer a mediação e analisar a relevância dos critérios sugeridos.

DICA 6 - Seleção de informação, articulação, desenvolvimento e conclusão

O professor deve sempre fazer uma pesquisa sobre a temática proposta aos alunos a fim de indicar fontes (livros, sites, instituições etc.) no plano de trabalho. Também deve acompanhar como os alunos estão realizando a coleta de dados, como estão selecionando as informações e articulando-as à questão principal do roteiro. Tal acompanhamento trará, ao professor, evidências sobre os caminhos escolhidos pelo grupo.


DICA - 7 Formas de apresentação

Os alunos deverão receber as orientações sobre como apresentar o trabalho. É necessário que o aluno tenha liberdade para escolher pelo menos entre duas formas de apresentação.


DICA 8 - Critérios de apresentação

Os critérios de avaliação da apresentação, oral e/ou escrita, devem ser esclarecidos aos alunos, para que eles possam se preparar e saber como serão avaliados. A clareza em relação aos critérios orienta os procedimentos a serem desenvolvidos pelos alunos, auxilia-os no desempenho e facilita a autoavaliação.


DICA 9 -Análise dos trabalhos apresentados

A apresentação de trabalhos em grupo pode ser enriquecida pela avaliação dos alunos que assistem à apresentação dos colegas. Após observar outro grupo, o aluno pode ser convidado a descrever e analisar o desempenho dos colegas e a sugerir diferentes procedimentos. O objetivo dessa avaliação compartilhada é o aprimoramento do trabalho de todos; o professor pode, inclusive, incorporar as sugestões à avaliação dos demais grupos.

DICA 10- Reflexão coletiva

A conclusão, o fechamento de uma proposta de trabalho em grupo só acontece quando o professor faz a devolutiva ao grupo, retomando o processo pautado no roteiro de trabalho e nos critérios de avaliação. Esta devolutiva pode ser feita na presença de todos os alunos, para que a turma aproveite os comentários do professor. O grupo precisa receber um retrato de sua evolução frente ao desafio proposto no trabalho. Ao término de todas as apresentações, o professor pode convidar os alunos para uma reflexão sobre os avanços do grupo-classe após a realização da proposta.




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