sábado, 20 de agosto de 2011

Na 4ª e na 8ª séries, os alunos:
• identificam relação lógico-discursiva marcada por locução adverbial de lugar,
advérbio de tempo ou termos comparativos em textos narrativos longos, com
temática e vocabulário complexos;
• diferenciam a parte principal das secundárias em texto informativo que recorre à
exemplificação; e
Os alunos da 8ª série são capazes de:
• inferir informações implícitas em textos poéticos subjetivos, textos argumentativos
com intenção irônica, fragmento de narrativa literária clássica, versão modernizada
de fábula e histórias em quadrinhos;
• interpretar textos com linguagem verbal e não-verbal, inferindo informações
marcadas por metáforas;
• reconhecer diferentes opiniões sobre um fato, em um mesmo texto;
• identificar a tese com base na compreensão global de artigo jornalístico cujo título,
em forma de pergunta, aponta para a tese;
• identificar opiniões expressas por adjetivos em textos informativos e opinião de
personagem em crônica narrativa de memórias;
• identificar diferentes estratégias que contribuem para a continuidade do texto (ex.:
anáforas ou pronomes relativos, demonstrativos ou oblíquos distanciados de seus
referentes);
• reconhecer a paráfrase de uma relação lógico-discursiva;
• reconhecer o efeito de sentido da utilização de um campo semântico composto por
adjetivos em gradação, com função argumentativa; e

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