segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Modulo 4 - Finalizando

Finalizando

A crise de qualidade da educação pública brasileira teve efeitos devastadores na profissão de professor e na imagem que dela faz a sociedade. No início do século XX, ser professor assemelhava-se, em status, a ser magistrado. Mas isso não era porque a sociedade valorizava mais do que agora a profissão e sim porque ser professor da Educação Básica era um privilégio derivado do privilégio de ter acesso à Educação Básica. Essa situação mudou e a profissão se deteriorou na medida em que, a partir dos anos 1960 e 1970, o caminho para a escola foi se alargando para acolher os que a ela nunca haviam chegado.

Esse processo teve determinantes econômicos e políticos cuja análise foge do escopo deste curso. Mas o olhar analítico do sociólogo ou do economista, pode ser substituído sem perda conceitual, pelo olhar sintético da artista descrevendo com precisão poética, e muita emoção, o que o que aconteceu com o Magistério, testemunhado pela sua própria vida.

Um filme que retrata um dos maiores problemas do país: a falta de acesso à educação.

Clique aqui e leia o texto que Fernanda Montenegro leu para o presidente da época, quando foi homenageada pela premiação do filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, no qual ela faz o papel principal de Dora, uma professora que cobra de analfabetos frequentadores da estação para escrever cartas ditadas por eles para parentes no Nordeste do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário