quarta-feira, 24 de agosto de 2011

modulo 3 - cont.

Tecnologias assistivas a serviço da educação

Pensemos agora sobre a seguinte questão:

Você já se deparou com um aluno que necessitasse de um recurso especial para ter acesso aos conteúdos ensinados em sala de aula?


Como seria trabalhar com um aluno que não tivesse os membros superiores, por exemplo? Ou com alguém que, devido a uma paralisia cerebral, só conseguisse mover os olhos?


Como isto seria possível?

Bíblia em Braille
Antes de prosseguir: leia o texto: Tecnologias assistivas para autonomia do aluno com necessidades educacionais especiais. - Revista Inclusão n° 2 – MEC.

A resposta, como você deve ter lido, está no apoio advindo das tecnologia assistivas, isto é:

Toda e qualquer ferramenta, recurso ou processo utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência são considerados tecnologias assistivas, portanto, desde artefatos simples, como uma colher adaptada ou um lápis com uma empunhadura mais grossa para facilitar a pressão, até sofisticados programas especiais de computador que visam a acessibilidade. Tecnologias assistivas para autonomia do aluno com necessidades educacionais especiais - Revista Inclusão n° 2 – MEC.





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