quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cont. MODULO 3

Mudanças na família

Vejamos na charge ao lado como as mudanças na família são retratadas.


Que mudanças são essas?
Trata-se verdadeiramente de uma crise na família?

É fundamental refletir sobre essa temática para, num segundo momento, construir estratégia de intervenção com nossos alunos e suas famílias, e elaborar projetos com as famílias de nossos alunos e com a comunidade. Portanto, vamos nos deter nos modos como a família vem sendo retratada nos diversos meios citados e nos principais estudos sobre as modificações no âmbito da família.

Não é possível a escola manter certos preconceitos na hora de construir suas relações com as famílias de seus alunos.


Vejamos como o psicanalista belga, Jean-Pierre Lebrun, estudioso das relações familiares, coloca-se quando entrevistado pela revista Veja:

(clique sobre a imagem para ampliar)



VEJA – Costuma-se atribuir o mau comportamento dos filhos à falta da estrutura familiar tradicional, como a que ocorre após uma separação. Qual a exata influência que isto pode ter?

JPL – Uma família organizada de forma aparentemente harmônica não necessariamente faz de um jovem uma pessoa capaz de conviver e suportar o sofrimento inerente à condição humana. Esta capacidade pode ser pequena em famílias aparentemente realizadas, com estrutura sólida. Assim como pode ser enorme em uma família conflituosa, dividida, conturbada. Por isso não se deve levar em conta apenas o aspecto exterior da família. O que vale é a capacidade dos pais em fazer os filhos crescerem. De incutir-lhes a verdadeira condição humana. Este é o bom ambiente familiar, independentemente do desenho que a família tenha.

Diante disso, imaginar que a relação da família com o restante da sociedade fosse permanecer a mesma é no mínimo querer ser ingênuo. Portanto, a escola, uma instituição extremamente vinculada à família, não pode querer imobilizar uma relação quando os sujeitos que a constituem estão mudando, tanto a escola como a família, neste início de século XXI.

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