segunda-feira, 22 de agosto de 2011

APRENDIZAGEM E A REALAÇÃO COM O CONHECIMENTO

A Organização Tempo/Espaço no Cotidiano da Sala de Aula

Evelise Maria Labatut Portilho
Liliamar Hoça
O ensino organizado em ciclos pressupõe modificações no tempo/espaço escolar em função do processo de aprendizagem dos alunos. Este trabalho analisa os procedimentos utilizados pelos educadores em escolas organizadas em ciclos, com relação à integração tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano da sala de aula. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual se realizaram entrevistas com 11 profissionais, sendo quatro pedagogas e sete professoras da 1ª etapa do Ciclo I, de duas escolas públicas da cidade de Curitiba.Foi possível observar que os procedimentos utilizados pelos educadores, tanto em sala de aula como fora dela, são atividades pontuais e partem das dificuldades que as professoras observam em relação ao processo de aprendizagem dos alunos. As colocações realizadas pelas profissionais e a literatura consultada demonstram que as discussões sobre a concepção de ciclo e a questão do tempo/espaço escolar como período de formação e a aprendizagem necessitam ser retomadas para que se alcance o objetivo da formação integral dos alunos.

Trabalho apresentado na ANPED SUL em Itajaí, junho/2008, disponível em:
http://www.metacognicao.com.br/textos/elementos%20tempo%20espaco.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário