domingo, 21 de agosto de 2011

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP

O QUE é? O QUE AVALIA?
SARESP é o sistema de avaliação da Educação Básica do Estado de São Paulo. Foi criado em 1996 com a intenção de gerar uma cultura de avaliação que agilize ações de melhoria do ensino e incremente a capacitação contínua dos professores e demais profissionais envolvidos no sistema educacional. Em 2007, o SARESP foi completamente reformulado do ponto de vista conceitual e metodológico. Passou a utilizar a mesma métrica adotada pelo SAEB, a desenvolver uma escala de proficiência cujos resultados pudessem ser comparados temporalmente, como veremos mais adiante. É importante destacar as mudanças do SARESP a partir de 2007. Antes não era possível fazer comparações.
Sendo uma avaliação externa de larga escala, fornece informações sobre o desempenho dos alunos da rede estadual em relação ao desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas necessárias à sua inserção e sua participação na vida social, cultural e econômica do país. Com base em seus resultados, a SEE/SP pode estabelecer áreas de atuação prioritárias para a atingir os objetivos traçados pela política educacional em vigor.
Dessa forma, sabendo o que o aluno deveria ter aprendido em cada série para cada componente curricular, definiu-se o que avaliar. Formalmente, a definição do que avaliar se concretiza na Matriz de Referência para avaliação do SARESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário