domingo, 21 de agosto de 2011

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB

Além de medir o desempenho escolar, o SAEB também levanta informações sobre o perfil socioeconômico e cultural dos alunos, bem como sobre os seus hábitos de estudo. Outro conjunto importante de variáveis é produzido por meio da aplicação de questionário a professores (sobre o perfil e práticas pedagógicas) e a diretores (sobre o perfil e práticas de gestão escolar). Completam ainda essa abrangente pesquisa dados sobre equipamentos disponíveis e as características físicas e de conservação das escolas. Estas informações, que englobam as principais dimensões do processo de ensino e aprendizagem, permitem contextualizar o desempenho alcançado pelos alunos e identificar “fatores a ele associados”.
O Brasil já tem uma série histórica de resultados do SAEB com pelo menos uma década e meia. Ao longo desse período os dados produzidos vêm sendo utilizados para investigações sobre os “fatores associados” e outros aspectos que são importantes para tomar decisões de políticas destinadas à melhoria da qualidade das aprendizagens. Isso tem contribuído para a melhoria da gestão educacional nas três esferas de governo – união, estados e municípios.

Pode-se afirmar que hoje existem evidências suficientes sobre o que deve ser priorizado nas decisões de financiamento, formação de professores, materiais de ensino e outras. A adequada disseminação das evidências encontradas, a sua compreensão por toda a sociedade e o compromisso dos gestores em usar os resultados das avaliações para estabelecer intervenções pedagógicas que superem progressivamente as deficiências do processo de aprendizagem são importantes para a tomada de decisões em todos os níveis do sistema: nos órgãos centrais e regionais; na supervisão do sistema e nas escolas. As informações disponíveis permitem estabelecer prioridades com relativa segurança de que os recursos e esforços estarão sendo canalizados para aquilo que é mais relevante. Em suma, a formulação de políticas educacionais com base em evidências depende sobretudo da vontade política dos gestores, educadores em geral e professores em particular em utilizar os resultados das avaliações externas para sua maior efetividade.Entre os fatores associados ao desempenho dos alunos, os resultados do SAEB indicam, por exemplo, forte correlação entre repetência, atraso escolar e baixo desempenho. Pesquisas indicam que as crianças que frequentam a pré-escola apresentam melhor desempenho em leitura e escrita ao final dos anos iniciais do ensino fundamental. Outra correlação importante é o efeito escola. Em países altamente desenvolvidos, a influência da escola na aprendizagem situa-se em torno de 10 a 20%, sendo de 80% a 90% do desempenho dos alunos explicado por fatores socioeconômicos culturais e grau de escolaridade dos pais. No Brasil, o efeito-escola é maior: de 30 a 40%. Como as famílias em geral possuem baixa escolaridade e não tem acesso a livros e outros bens culturais, o papel da escola no Brasil ganha um peso muito maior no aprendizado das crianças. A escola faz diferença. A boa escola é aquela onde o aluno aprende.


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