segunda-feira, 29 de agosto de 2011

modulo 4 - Modalidade Organizativas

Modalidades organizativas

PARA REFLETIR
  • Qual é o humor ou a crítica do cartum, ao lado?
  • Que prática pedagógica você reconhece na cena?
  • Quais são os interesses da professora? E do grupo de alunos?

  • O que eles têm em comum?

Outro grande desafio da gestão da sala de aula é a criação de um ambiente que propicie aprendizagens significativas. Nesse sentido, o professor deve contar com um conjunto de ações didáticas que, articuladas aos objetivos, possibilitam um ambiente rico e desafiador.

Atividades como observação, experimentação, entrevista, visitas com roteiro, trabalho em grupo, seminário, exposição oral, painel e outras são estratégias que podem tornar a aula mais dinâmica e produtiva, auxiliando o professor na difícil tarefa de atrair e manter o interesse dos alunos.

clique para ampliar
A charge acima mostra que as formas tradicionais de ensino nem sempre são as melhores.
(clique sobre a imagem para ampliar)

Dentre as diversas atividades, chamamos a atenção para as modalidades organizativas da aprendizagem.

Ampliando

“Gestão do tempo, apresentação dos conteúdos e organização das atividades”


Trecho retirado do artigo “É possível ler na escola”, de D. Lerner, publicado originalmente na revista Lectura y Vida, ano 17, nº 1, Buenos Aires, mar. 1996. Tradução para o português de Daniel Revah, Maíra Libertad Soligo Takemoto, Rosangela Moreira Veliago e Suzana Mesquita Moreira. Revisão de Heloisa Cerri Ramos.
PROJETOS - além de oferecer contextos nos quais a leitura ganha sentido e aprece como atividade, cujos diversos aspectos se articulam ao se orientar para a conquista de um objetivo , os projetos permitem uma organização muito flexível do tempo : em função de um objetivo que queira ser alcançado, um projeto pode alcançar somente uns dias ou se desenvolver ao longo de vários meses . Os projetos de maior duração oferecem a oportunidade de compartilhar com os alunos o planejamento das tarefas e sua distribuição no tempo; uma vez fixada a data em que o produto final deve estar pronto , é possivel discutir um cronograma retroativo e definir as etapas necessárias , as responsabilidades que cada grupo deve assumir e as datas que terão de ser respeitadas para que o objetivo seja alcançado no prazo previsto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário