terça-feira, 8 de novembro de 2011

Um exemplo do Caderno do Aluno

No Caderno do Aluno (8º ano, vol. 1, pp. 5-6), há a proposta para o aluno fazer um diálogo. Antes da atividade, o aluno estuda a estrutura de um diálogo.

— Olha aqui, Marcelo, eu quero uma explicação para isso!!

— Mas, meu amor, essas coisas acontecem! Você chega no escritório, cumprimenta as pessoas e aí, às vezes, alguém esbarra batom na sua camisa...

— Marcelo, olha bem para mim... Eu não vou repetir, então ouve o que eu digo e dá uma resposta muito rápida e muito boa para eu não te dar um safanão aqui e agora!

— Fala, minha amada...

— Pare de me chamar de minha amada e me explica, pelo amor de Deus, como é que uma mancha de batom veio aparecer DO LADO DE DENTRO DO SEU COLARINHO, Marcelo Oliveira!!!!!!
(Caderno do Aluno, 7ª série, vol. 1, p. 4)

Proposta de exercício I – Caderno do Aluno

Depois de explorar o exemplo de diálogo, é apresentada a proposta de produção escrita.

1. Agora, é a sua vez de produzir um diálogo, organizado de forma prescritiva/injuntiva, com base no texto a seguir. Para começar, leia-o.

Uma cliente liga para uma pizzaria para fazer um pedido. Ela vai fazer um pedido grande, para oito pessoas. São três pizzas de sabores variados, refrigerantes e sobremesas. Ela explica tudo com detalhes para que não haja confusão. Ela pede ainda uma nota fiscal de compra (pois eles estão trabalhando até mais tarde e a empresa pagará pela refeição) e troco, pois só tem quatro notas de R$ 50,00.

Antes de fazer o diálogo, o aluno responde a um questionário que o induz a descobrir os aspectos importantes na produção do diálogo proposto. Vejamos na próxima tela.

Proposta de exercício II – Caderno do Aluno

2. Com o objetivo de organizar o seu diálogo, leve em conta as seguintes questões:
a. Qual será a saudação inicial de cada uma das personagens?
b. Qual é o pedido e de que sabores serão as pizzas?
c. Quantos serão os refrigerantes para oito pessoas?
d. Qual será o pedido de sobremesas variadas para oito pessoas?
e. Como será o pedido de nota fiscal para que a cliente seja reembolsada por sua empresa?
f. Qual o valor total informado pelo atendente?
g. Como será o pedido de troco, já que as notas são todas de alto valor?
h. Quais serão as saudações finais?


Você pode pensar em outras perguntas. Essas são apenas sugestões para ajudar a organizar o seu diálogo.

Caderno do Aluno - 7ª série
(8°ano), vol. 1.

Além das questões, o aluno é solicitado a fazer uma pesquisa individual.

1. Você sabe quanto custa uma pizza nos sabores que escolheu? E os refrigerantes? E as sobremesas? Ligue para uma pizzaria e informe-se sobre os preços desses produtos para que, no diálogo que irá se desenvolver, você proponha valores coerentes com a realidade.


Anote os dados no caderno. Se achar necessário, peça outras informações.

2. A partir do esquema construído na atividade 2 da seção “Produção escrita” redija, no caderno, o diálogo entre a cliente e o atendente. Seu texto deverá ter, no mínimo, 12 linhas, incluindo as saudações iniciais e finais.

PROJETOS E GÊNEROS

Como mencionado anteriormente, o desenvolvimento de projetos é estratégia para uma aprendizagem significativa.

Ainda utilizando a 7ª série (8º ano), mas agora o Caderno do Professor, vol. 4, vamos analisar como podemos desenvolver um projeto em que a produção de texto envolva a observação dos gêneros.

Observe a Situação de Aprendizagem 1 (p. 12), “Evento comemorativo na escola”

A meta dessa atividade é criar uma campanha para divulgar uma data comemorativa, o Dia da Consciência Negra.

O objetivo desta atividade é o de desenvolver uma nova situação ligada ao discurso publicitário, bem como atrelá-lo a uma questão escolar bastante importante: a organização de comemorações de datas relevantes com o envolvimento dos estudantes. (p. 13)

Caderno do professor - 7ª série
(8°ano), vol. 4.

Para a organização do evento, serão produzidos vários textos, orais e escritos, como entrevistas, relatórios e peças publicitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário