domingo, 20 de novembro de 2011

O contexto de produção do artigo de opinião

Como vimos, todo texto é produzido em um contexto de produção. Em outras palavras, quem escreve pensa em certos elementos que interferem no sentido dos textos: existe uma intenção do autor ao escrever, e esta intenção está direcionada a quem vai ler o seu texto. O autor também se atém a um determinado tempo e lugar, a divulgação é feita em determinado veículo. São elementos que criam uma ligação entre autor e leitor.

Por exemplo, o produtor (autor/emissor/enunciador) de um artigo de opinião (gênero textual) busca construir para os leitores (receptor/destinatário/interlocutor) uma imagem de si mesmo, mostrando seus conhecimentos sobre o tema tratado, através da razão e da lógica, sustentando sua posição, por meio de argumentos (sequências textuais argumentativas).

Geralmente, quem lê o artigo de opinião é alguém que, de alguma forma, se interessa por questões polêmicas, ou porque está sendo afetado pela questão em si, ou porque se interessa por assuntos que envolvem a sociedade. A sua leitura é restrita a uma elite sociocultural que tem acesso aos meios de circulação.


A circulação do artigo de opinião ocorre em jornais e revistas (suportes) impressos ou online.

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