quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Proposta de atividade

A atividade parte da seguinte estrofe, da música Comunhão, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Veja a música, disponível no site do Terra Link externo.

http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/836950/

  1. 1.
    Quantos versos e estrofes tem esse poema?

  2. 2.
    Escreva os substantivos abstratos do terceiro e do último verso.

  3. 3.
    Destaque todos os substantivos existentes no texto e escreva-os ao lado de cada verso. Lembre-se que o substantivo é uma palavra que dá nome aos seres, ações, sentimentos, qualidades, sensações.

  4. 4.
    Marque X na alternativa correta:

    1. A palavra roça é:
      ( ) substantivo comum.
      ( ) substantivo composto.
      ( ) substantivo primitivo.
      ( ) substantivo derivado.
  5. 5.
    Responda:

    1. a)
      Que substantivo composto podemos formar com o substantivo chuva?

    2. b)
      Apresente um substantivo derivado para a palavra chuva.

  6. 6.
    Produza duas frases que contenham substantivos coletivos. Grife os coletivos utilizados.

  7. 7.
    Baseados no que debatemos em sala de aula sobre a guerra travada entre Estados Unidos e Iraque e o texto dessa avaliação, desenvolva um texto em prosa com o título abaixo.


Escreva à vontade.
Não à guerra.

Analisando rapidamente a proposta, a autora questiona, entre outras coisas: “cadê a análise do texto? Cadê o entendimento do poema?” [...] O poema fica mais claro depois que o aluno souber quantos versos são, depois que ele reconhecer os substantivos abstratos que aparecem em cada verso? Que relação tem a atividade de formar frases usando coletivos com sentimentos expressos no poema? (ANTUNES, 2007, p. 127)

Nenhum comentário:

Postar um comentário