quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Um dos três eixos básicos do ensino de língua materna/Analise Linguística

Por isso, numa perspectiva sociointeracionista da língua, esta que é assumida pela escola, em seu currículo, em consonância com os PCNs, a ANÁLISE LINGUÍSTICA constitui um dos três eixos básicos do ensino de língua materna, ao lado da leitura e da produção de textos.


Desde esse ponto de vista teórico,


o estudo dos fenômenos linguísticos em si mesmos perde sentido, pois se considera que a seleção e o emprego de certos elementos e estratégias ocorrem em consonância com as condições de produção dos textos, ou seja, de acordo com quem diz o que, para quem se diz, com que propósito, em que gênero, em que suporte etc. (MENDONÇA, 2006, p. 206)

Nesse mesmo sentido, Geraldi (1997, p. 74) explica:


O uso da expressão ‘análise linguística’ não se deve ao mero gosto por novas terminologias. A análise linguística inclui tanto o trabalho sobre as questões tradicionais da gramática quanto questões amplas a propósito do texto, entre as quais vale a pena citar: coesão e coerência internas do texto; adequação do texto aos objetivos pretendidos; análise dos recursos expressivos utilizados (metáfora, metonímia, paráfrases, citações, discursos direto e indireto etc.); organização e inclusão de informações. Essencialmente, a prática de análise linguística não poderá limitar-se à higienização do texto do aluno em seus aspectos gramaticais e ortográficos, limitando-se a ‘correções’. Trata-se de trabalhar com o aluno o seu texto para que ele atinja seus objetivos juntos aos leitores a que se destina.

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