domingo, 13 de novembro de 2011

Modulo: PRODUÇÃO TEXTUAL

Textualização ou textualidade

Para a construção de um texto, na perspectiva de processo textual, é necessária a junção de vários fatores que dizem respeito tanto aos aspectos formais como as relações sintático-semânticas, quanto às relações entre o texto e os elementos que o circundam: falante, ouvinte, situação (pragmática).

Um texto bem construído e, naturalmente, bem interpretado, apresentará aquilo que Beaugrande e Dressler chamam de textualidade ou textualização. Ou seja, o conjunto de características que fazem um texto ser, de fato, um texto, e não uma sequência de frases. Esses autores apontam sete aspectos responsáveis pela textualidade de um texto bem constituído:
SITUACIONALIDADE - reúne os fatores que tornam um texto adequado à situação sociocomunicativa. Diz respeito a pertinência e a relevância do texto e o contexto.
INFORMATIVIDADE - designa em que medida os materiais linguísticos apresentados no texto são operados ou não operados, conhecidos por interlocutores.
INTERTEXTUALIDADE - compreende as diversas maneiras pelas quais a produção e a recepção de um texto dependem do conhecimento de outros textos anteriormente produzidos . Em sentido estrito, pode-se falar em: alusão, epígrafe,paródia, paráfrase, citação, metaliguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário