quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ensino de gramática X Prática de análise linguística

Para entendermos melhor as diferenças entre ensino gramatical e prática de análise linguística, vejamos algumas diferenças, propostas por Mendonça (2006, p. 207):


Ensino de gramática Prática de análise linguística
Concepção de língua como sistema, estrutura, inflexível e invariável.
Concepção de língua como ação interlocutiva.
Fragmentação entre os eixos de ensino.
Integração entre os eixos do ensino.
Metodologia transmissiva.
Metodologia reflexiva.
Privilégio das habilidades metalinguísticas.
Trabalho paralelo com as habilidades metalinguísticas e epilinguísticas.
Ênfase nos conteúdos gramaticais.
Ênfase nos usos.
Centralidade na norma-padrão.
Centralidade nos efeitos de sentido.
Ausência de relação com as especificidades dos gêneros.
Fusão com o trabalho com os gêneros.
Privilegia-se palavra, a frase e o período.
Unidade privilegiada: o texto.
Preferência por exercícios estruturais.
Preferência por questões abertas e atividades de pesquisa.

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