Ensino de gramática X Prática de análise linguística
Para entendermos melhor as diferenças entre ensino gramatical e prática de análise linguística, vejamos algumas diferenças, propostas por Mendonça (2006, p. 207):
Ensino de gramática | Prática de análise linguística |
Concepção de língua como sistema, estrutura, inflexível e invariável. | Concepção de língua como ação interlocutiva. |
Fragmentação entre os eixos de ensino. | Integração entre os eixos do ensino. |
Metodologia transmissiva. | Metodologia reflexiva. |
Privilégio das habilidades metalinguísticas. | Trabalho paralelo com as habilidades metalinguísticas e epilinguísticas. |
Ênfase nos conteúdos gramaticais. | Ênfase nos usos. |
Centralidade na norma-padrão. | Centralidade nos efeitos de sentido. |
Ausência de relação com as especificidades dos gêneros. | Fusão com o trabalho com os gêneros. |
Privilegia-se palavra, a frase e o período. | Unidade privilegiada: o texto. |
Preferência por exercícios estruturais. | Preferência por questões abertas e atividades de pesquisa. |
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