domingo, 13 de novembro de 2011

Modulo: PRODUÇÃO TEXTUAL

Abordagem da escrita como prática social

Nossas interações, por meio da linguagem, em diferentes e determinadas esferas sociais são tipificadas, ou seja, sofrem certa padronização não apenas no que diz respeito às nossas escolhas lexicais, aos recursos gramaticais e multimodais como também à situação em sentido global. Essas ações sociais e linguísticas padronizadas e tipificadas na interação são denominadas como gêneros do discurso, que são materializados em textos orais ou escritos.

Assim, há uma incorporação dos gêneros na esfera escolar. Eles são flexíveis, dinâmicos e transmutáveis, por isso direcionam sua constituição às diferentes interações das quais fazem parte.


Dessa forma, a regularização da organização da comunicação interacional, por meio de enunciados típicos em contextos e esferas sociais determinados, resulta na perpetuação e legitimação dos gêneros nas interações por meio da linguagem.

O ensino/aprendizagem de produção textual em inter-relação aos gêneros requer que possamos compreender a dimensão do texto enquanto dimensão do enunciado, procurando evidenciar como a produção textual está de acordo com a nossa representação do real, de nosso contexto social e dos diversos objetivos a serem alcançados por meio da interação escrita.

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