Elaboração de um projeto de ensino/Analise Linguística
Para elaborar um projeto de ensino ou uma sequência didática, o professor deve definir, previamente, quais as capacidades linguísticas a serem desenvolvidas, eleger um gênero discursivo/textual, privilegiando a escolha entre aqueles dominados de modo insuficiente pelos alunos, estudá-lo e depois retomá-lo de forma espiral.
Para definir, previamente, quais as capacidades linguisticas a serem desenvolvidas faz-se necessário que o professor tome como ponto de partida o texto do aluno. Por isso, um trabalho de análise linguística em sala de aula se apresenta como uma forma de se trabalhar a gramática a partir da produção do aluno e da análise de textos que circulam socialmente. No caso, uma gramática que prioriza suas necessidades, mas que se preocupa igualmente em acompanhar passo a passo todas as etapas do desenvolvimento de formação linguística do aluno.
Estamos falando em análise linguística, mas em que consiste mesmo essa tal prática de análise linguística?
Já vimos que não é uma nova denominação para o ensino de gramática, então, o que é?
Quando surgem questões como – por que se escreveu de tal forma nesse texto? Qual o efeito de sentido provocado por determinada palavra naquela situação de uso? Como organizar determinada ideia, tendo em vista o gênero selecionado? – só se pode encontrar as respostas quando o professor e o aluno souberem refletir sobre a organização da língua dentro de determinado contexto de uso.
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