domingo, 13 de novembro de 2011

CONTINUAÇÃO DOS ELOS COESIVOS - MODULO PRODUÇÃO TEXTUAL

Repetição vocabular - ainda que não seja o ideal, algumas vezes há a necessidade de repetir uma palavra, principalmente se ela representar a temática central a ser abordada. Deve-se evitar ao máximo esse tipo de procedimento ou, menos, afastar as duas ocorrências o mais possível, embora esse seja um dos vários recursos para garantir a coesão textual.
Ex: A fome é uma mazela social que vem se agravando no mundo moderno. São vários fatores causadores desse problema, por isso a fome tem sido uma preocupação constante dos governantes mundiais.
Um termo síntese - usa-se eventualmente, um termo que se faz uma espécie de resumo de vários outros termos precedentes, como uma retomada.
Ex: O páis é cheio de entraves burocráticos . É preciso preencher uma enorme quantidade de formulários, que devem receber assinaturas e carimbos. Depois de tudo isso, ainda falta a emissão dos boletos para o pagamento bancário. Todas essas limitações acabam prejudicando as relações comerciais com o Brasil.
Pronomes - todos os tipos de pronomes podem funcionar como recurso de referência a termos ou expressões anteriormente empregados. Para o emprego adequado, convém rever os principios que regem as regras uso dos pronomes. Ex: Vitaminas fazem bem a saúde, mas não devemos tomá-las sem a devida orientação. / A instituição é uma das mais famosas da localidade. Seus funcionários trabalham lá há anos e conhecem bem sua estrutura de funcionamento. /A mãe amava o filho e a filha, queria muito tanto a um quanto à outra.
Numerais - as expressões quantitativas, e, algumas circunstâncias, retomam dados anteriores numa relação de coesão. Ex: Foram divulgados dois avisos; o primeiro era para os alunos e o segundo cabia a administração do colégio. / As crianças comemoravam juntas a vitoria do time do bairro , mas duas lamentavam não terem sido aceitas no time campeão.
Advérbios pronominais (classificação de Rocha Lima e outros)
Expressões adverbiais como aqui, ali, lá, acolá, aí servem como referência espacial para personagens e leitor. Ex: Querido primo, como vão as coisas na sua terra?Aí todos vão bem?/Ele não podia deixar de visitar o Corcovado. Lá demorou mais de duas horas admirando as belezas do Rio.
Elipse - essa figura de linguagem consiste na omissão de um termo ou expressão que pode ser facilmente despreendida em seu sentido pelas referências do contexto. Ex: O diretor foi o primeiro a chegar à sala. Abriu as janelas e começou a arrumar tudo para a assembéia com os acionitas.
Repetição de parte do nome próprio - Machado de Assis revelou-se como um dos maiores contistas da Literatura Brasileira. Ex: A vasta produção de Machado de Assis garante a diversidade temática e a oferta de variados títulos.
Metonímia - outra figura linguagem que é bastante usada como elo coesivo, por substituir uma palavra por outra, fundamentada numa relação de contiguidade semântica.
Ex: O governo tem demosntrado preocupação com os índices de inflação. O Planalto não revelou ainda a taxa deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário