domingo, 13 de novembro de 2011

COESÃO - Modulo Produção textual

Esses quatro itens (repetição, progressão, não-contradição e relação) podem ajudá-lo muito a avaliar o grau de coesão dos textos que você lê e escreve. Ao lado deles, existem outros elementos importantes: a finalidade a que se propõe (se você quer persuadir, informar, provocar prazer, divergir, opinar, mostrar, contar, terá de elaborar o material de forma apropriada a cada caso).

A coesão diz respeito ao modo como ligamos os elementos textuais numa sequência e a coerência não é apenas uma marca textual, mas diz respeito aos conceitos e às relações semânticas que permitem a união dos elementos textuais.

A coesão é essa “amarração” entre as várias partes do texto, ou seja, o entrelaçamento significativo entre declarações e sentenças. Existem, em Língua Portuguesa, dois tipos de coesão: a lexical e a gramatical.

A coesão lexical é obtida pelas relações de sinônimos e hiperônimos. Já a coesão gramatical é conseguida a partir do emprego adequado de artigo, pronome, adjetivo, determinados advérbios e expressões adverbiais, assim como, de conjunções e numerais. Veja, na próxima tela, alguns exemplos de coesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário