domingo, 20 de novembro de 2011

Produção textual – sequências textuais dissertativas

Professor, sabemos que o encaminhamento para uma produção textual deverá seguir os conteúdos e os procedimentos informados anteriormente e que isso implica decisões que devem ser tomadas (escolha do gênero mais apropriado à situação de comunicação, os tipos de discurso, os mecanismos de textualização, os mecanismos enunciativos, dentre outros). Apenas como exemplo, escolhemos o gênero artigo de opinião com sequências textuais dissertativas para expor as características necessárias para a efetivação de tal produção.

Esse gênero textual exige encadeamento das ideias e a exposição de argumentos, pois o autor tem a intenção de convencer seus interlocutores. Assim, para se redigir um texto com sequências textuais dissertativas e argumentativas é indispensável:
CRITICIDADE- exame e discussão critica do assunto, por meio de argumento, convicentes, a partir de conhecimentos adquiridos por meio de pesquisas bibliográficas, leituras e experiências.
É um análise e síntese.
CLAREZA DAS IDEIAS - vocabulário preciso e coerente as ideias expostas. O áprimoramento da linguagem e da diversidade vocabular são fundamentais para adequar ideias e palavras. Essa
capacidade se adquire através do hábito de leitura, de escrita e de pesquisas em dicionários e gramáticas.
UNIDADE - o texto deve desenvolver-se em torno de um assunto. As ideias que lhe são pertinentes devem suceder-se em ordem lógica. Não deve haver redundâncias nem
pormenores desnecessárias . Como não é possível esgotar um tema, a redação impõe certos limites e é preciso saber escolher os aspectos mais relevantes a serem desenvolvidos. Em vista disso, é muito importante que, antes de começar a produzir um texto de tipo dissertativo, você saiba delimitar o tema a ser explorado, selecionando os aspectos mais relevantes ou aqueles que conheça melhor. A delimitação ajuda a organizar as ideias. Isso poderá fazer parte do planejamento do texto.
COERêNCIA - deve haver associação e correlação de ideias na construção dos períodos e na passagem de um parágrafo a outro.
COESÃO - deve haver a devida amarração com uso de ligação, tais como conjunção, pronomes relativos, pontuação etc., indispensáveis para entrosar orações, períodos e parágrafos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário