domingo, 20 de novembro de 2011

Sequência didática

O trabalho com sequências didáticas pode proporcionar ao aluno a aquisição de procedimentos para realizar todas as tarefas e etapas da produção de um gênero textual.

Você, para realizar tal sequência, pode lançar mão do seguinte esquema:
1 - Apresentação da situação - Definir qual gênero a ser produzido, para quem será produzido.
Qual será o conteúdo do gênero (sobre o que escreverão)Aqui você, professor poderá apresentar textos do mesmo gênero para discutir com os aluno aspectos de sua organização (trata-se da etapa de planejamento da escrita).
2 - Produção Inicial - trata-se da primeira formulação do texto que poderá ser individual ou coletiva ou da forma como o professor indicar. É o esboço do texto.
As etapas de produção - modulo a serem orientados pelos professores.
Primeiro trabalham-se os problemas que surgiram na produção inicial. como fi a representação da situação de comunicação ? Como foi a elaboração dos conteúdos? Planejamento do texto ? Elaboração do texto? (módulo 1).
3 - Num outro momento, trabalham-se a escrita e a linguagem que deverão ser usadas para a produção final. É o momento da revisão do texto e da reescrita (modulo 2 e 3) revisão e reescrita.
PRODUÇÃO FINAL - produto é resultado de um processo que pode passar por várias revisões.
- momento em que o aluno põe em prática o processo de escrita, após análise da podução inicial, para chegar a avaliação deverá levar em conta o progresso do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário