domingo, 13 de novembro de 2011

Coerência e coesão

Dentre os fatores citados, a coerência e a coesão são os fatores de textualidade, considerados linguísticos, ligados à construção textual combinando fatores sintáticos, semânticos e lexicais. Os demais fatores podem ser estudados no âmbito da pragmática, do extratextual, do extralinguístico.

É possível que um texto, embora esteja bem estruturado no que se refere aos aspectos linguísticos, seja, em alguma situação, considerado incoerente, já que a coerência, apesar de estar relacionada diretamente com questões de ordem linguística, pode ser estabelecida ou não dependendo de fatores extralinguísticos. Ela não está apenas na sucessão linear dos enunciados, mas numa ordenação hierárquica. Depende do contexto em que ocorre o processo comunicativo, não se pode ignorar o objetivo pretendido pelos interlocutores (autor/leitor; falante/ouvinte); as pessoas envolvidas no processo interlocutivo; o nível de linguagem usado no momento da comunicação (formal/informal).


Dessa forma, a construção da coerência está ligada ao sentido do texto, e este está relacionado diretamente com o seu receptor. Ela só será estabelecida, portanto, no momento em que houver a inter-relação entre autor-texto-leitor.
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=dz6-QI5ActQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário