domingo, 27 de novembro de 2011

O Currículo de Língua Portuguesa - o trabalho com gramática-Análise Linguística

No sentido de instrumentalizar o aluno a usar a gramática como recurso nas atividades comunicativas, o CLP (Currículo de Língua Portuguesa), em consonância com os PCNs, assume o trabalho prioritário com os textos que circulam socialmente e pressupõe o estudo dos aspectos gramaticais da língua organizado por dois indicadores:

A- Momentos de sistematização, destacando temas que geram mais problemas para os falantes; e

B - Direcionamento do olhar gramatical para a organização apresentada pelos livros didáticos.Confira na página 47 do Currículo de Língua Portuguesa do Estado de SP.


Vamos ver como é possível trabalhar com a gramática em nossas aulas?


Partamos, então, da metodologia que os PCNs sugerem para o trabalho com a gramática: partir de atividades que envolvam o uso da língua, como produção e compreensão de textos orais e escritos em diferentes gêneros discursivos/ textuais, seguidas de atividades de reflexão sobre a língua e a linguagem a fim de aprimorar as possibilidades de uso.


O tratamento didático proposto pode ser assim esquematizado:



O eixo da REFLEXÃO envolve práticas de análise linguística.

De acordo com os PCNS (1998-78) está não é uma denominação para o ensino de gramática, pois uma vez que toma o texto como unidade de ensino, além dos aspectos ortográficos e sintáticos a serem considerados, considera também os aspectos semânticos e pragmáticos que enquadram o texto em determinado gênero discursivo/textual. Dessa forma, os referenciais assumem uma pespectiva contrária à tradição gramatical, que analisa unidades menores como fonemas, classes de palavras , frases raramente chega ao texto e reproduz a clássica metodologia da definição, classificação e exercitação (PCNS 1998-29).


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