domingo, 13 de novembro de 2011

Modulo: PRODUÇÃO TEXTUAL

Abordagem da escrita como prática social – expandindo esse conhecimento

Com isso, podemos afirmar que, se quisermos que nossos alunos exerçam plenamente a cidadania, é preciso propiciar-lhes o desenvolvimento de habilidades, de competências e, também, de atitudes: o que significa saber agir, utilizando a informação que está à sua volta.

Assim, a produção textual torna-se uma prática social, uma vez que em várias circunstâncias da vida escrevemos textos para diferentes interlocutores, com finalidades distintas, organizados em gêneros variados, para circularem em espaços sociais. Por exemplo, para diferentes gêneros em que a produção escrita se realiza, existe variação quanto à forma, ou seja, a superestrutura do texto corresponde a diferentes formas com que é organizado. Por isso, uma carta, um aviso, um relatório, uma solicitação, cada um apresenta características diferenciadas quanto a essa superestrutura.

Para expandir nossos conhecimentos quanto à produção de texto como prática social, vamos assistir a uma entrevista com o autor William R. Cereja, disponível aqui. Link externo
http://www.youtube.com/watch?v=YurfEKEZ8P0

Nenhum comentário:

Postar um comentário