terça-feira, 8 de novembro de 2011

ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: QUESTÕES TEÓRICAS E
DIDÁTICAS
Rodrigo Acosta Pereira1
Resumo Pesquisas contemporâneas em Lingüística Aplicada têm enfatizado o papel dos gêneros
do discurso no ensino/aprendizagem de línguas, buscando compreender a relação entre
linguagem, discurso e sociedade. Tem-se não apenas apresentado aspectos teórico-metodológicos
de análise de gêneros como subsidio para elaboração e desenvolvimentos de atividades de escrita,
como também considerado escrita enquanto prática social de letramento. Sob essa perspectiva, o
trabalho objetiva (a) apresentar e explicar sobre as diferentes vertentes de ensino/aprendizagem
de produção de escrita ao longo da história da disciplina de língua portuguesa na escola; (b)
discutir a perspectiva de escrita enquanto prática social sob a perspectiva de gêneros; (c)
apresentar e explanar sobre os gêneros do discurso sob a ótica sociodialógica da linguagem e (d)
sugerir questões e considerações finais.
Palavras-chaves: Ensino de Produção Textual – Gêneros - Letramento
Abstract Contemporary researches in Applied Linguistics has been emphazised the role of
discourse genres in the language teaching and learning, looking for comprehending the
relationship among language, discourse and society. It has been presented not just theoretical and
methodological aspects concerning genre analysis as a support to elaborate and develop writing
activities, but also it has been considered the writing process as a literacy social practice. Upon
this perspective, the work aims to (a) present and discuss the diferent teaching approaches of
writing along with the history of portuguese discipline at school; (b) discuss the perspective of
writing process as a social constructed practice through genres; (c) present and discuss about the
discourse genres based on the sociaodialogical perspective of language and (d) suggest questions
and final considerations.
Key-words: Teaching of Writing Process – Genres - Literacy
Introdução
(Inter)Relacionamo-nos por meio da linguagem em diferentes contextos situacionais e
culturais, construindo relações interpessoais, (re)construindo nossa identidade social e (re)criando
representações da realidade. Na sociedade, a linguagem ocupa papel central, em não apenas
1 Acadêmico do Mestrado em Lingüística Aplicada da UFSC. Bolsista CNPq.
mediar nossas interações como também (re)construir nosso sistema social, histórico e cultural; é
por meio da linguagem que nossas práticas sociais são regularizadas, reproduzidas e legitimadas.
Sob essa perspectiva, discutir sobre o ensino/aprendizagem de produção de texto, é buscar
compreender como a sociedade e a linguagem estabelecem relação de mútua constituição e como
essa relação de interdependência é fundamental para a compreensão e desenvolvimento de
práticas de ensino e de aprendizagem da escrita em diferentes espaços sociais de letramento. É
procurar compreender a escrita enquanto ação social.
Diferentes pesquisas em Lingüística Aplicada têm se preocupado com o
ensino/aprendizagem da escrita no espaço escolar (Bazerman et al., 2005; 2006; Kleiman, 2006;
Motta-Roth; 2006 Signorini, 2006; Jurado e Rojo, 2006). Dentre essas perspectivas teóricometodológicas,
o centro das questões é a inclusão de práticas que envolvam a adoção de gêneros
do discurso na elaboração e desenvolvimento de atividades na sala de aula. Portanto, sob essa
perspectiva teórica, objetiva-se ao longo do trabalho (a) apresentar questões teóricometodológicas
das diferentes vertentes pedagógicas de ensino/aprendizagem de produção de
texto; (b) explanar sobre a vertente pedagógica sob a perspectiva dos gêneros do discurso; (c)
discutir a importância da interação aluno-professor para a compreensão e desenvolvimento da
escrita em espaço escolar e (d) propor discussões sobre o assunto.
Teorias Pedagógicas de Ensino/Aprendizagem de Produção Textual
O (re)conhecimento de práticas didáticas de produção textual tem se direcionado ao longo
da história da disciplina de língua portuguesa a diferentes caminhos conceituais e metodológicos:
(a) a abordagem da escrita como processo retórico-gramatical, cuja preocupação está centrada na
estrutura e na correção do léxico e da gramática; (b) a abordagem da escrita como processo
textual, cujo objetivo central se direciona à compreensão de mecanismos de coerência e coesão
textuais, buscando atentar para o funcionamento da micro e macroestruturas do texto acerca da
textualização; (c) a abordagem da escrita como processo cognitivo, cuja explicação da produção
do texto resulta de mecanismos psico e neurolingüísticos ativados pelo sujeito-escritor na
situação de produção e (d) a abordagem da escrita como prática social, a qual se procura relacionar a linguagem a suas diferentes manifestações psicossociais. Dentre esses processos
metodológicos, as definições de texto e linguagem, tornam-se elementos conjugados à prática
dessas vertentes pedagógicas.

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