terça-feira, 8 de novembro de 2011

Para começo de conversa

Como já é de praxe, iniciaremos nossa conversa com um convite à reflexão sobre o tema que será desenvolvido.

Antes de tudo é preciso, para o ensino de produção textual, adotar uma concepção de ensino. Afirmamos que compactuamos com a concepção de ensino enfocada por Antunes (2003, p. 42):

[...] interacionista, funcional e discursiva da língua, da qual deriva o princípio geral de que a língua só se atualiza a serviço da comunicação intersubjetiva, em situações de atuação social e através de práticas discursivas, materializadas em textos orais e escritos.

Ao tratarmos de questões teóricas para ensino/aprendizagem da produção escrita, verificamos a contribuição do que tem sido chamado de interacionismo sociodiscursivo que reúne duas perspectivas teóricas. A primeira é a definição da natureza enunciativa da linguagem, nos termos bakhtinianos (esse tema será tratado no Módulo 13); e a segunda é a explicação, nos termos vygotskianos, da natureza psicológica da relação entre linguagem e pensamento (Dolz e Schneuwly, 2004).

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