domingo, 13 de novembro de 2011

Modulo: PRODUÇÃO TEXTUAL

Abordagem da escrita como processo textual

Segundo Fávero e Koch (2005, p. 15-16), a preocupação está no "tratamento dos textos no seu contexto pragmático: o âmbito da investigação se estende do texto ao contexto, entendido, em geral, como conjunto de condições – externas ao texto – da produção, da recepção e da interpretação do texto”. Aqui o ensino/aprendizagem da produção do texto está direcionado às relações intratextuais, buscando a apreensão de esquemas de coerência e coesão. Procura-se explanar sobre a relação entre texto e frase, entre mecanismos micro e macroestruturais e entre gramática normativa e gramática textual.

Nessa abordagem, os conceitos de textualização ou textualidade e de dinamismo comunicativo passam a ser fundamentais para a compreensão da prática docente e da aprendizagem da produção de textos. São exploradas as propriedades de textualidade – coesão, coerência – para desenvolver formas de construção ainda não dominadas pelo estudante; para explicar e corrigir falhas observadas nas redações. Aqui, o texto é concebido como unidade de significação global, deslocando-se do paradigma estrutural da abordagem retórico-lógica; “[...] é visto como uma unidade de significação, ou seja, uma manifestação enunciativa com uma referência e uma tematização organizada bilateralmente pela coerência e pela coesão". ( SIQUEIRA, 1988, p. 167)

Além disso, Koch (2005, p. 26) defende o ponto de vista de que "a produção textual é uma atividade verbal, a serviço de fins sociais e, portanto, inserida em contextos mais complexos de atividades [...]; é uma atividade interacional, visto que os interactantes, de maneiras diversas, se acham envolvidos na atividade de produção textual”. Percebemos, portanto, as implicações e os pressupostos dos estados das operações linguísticas e contextuais no ensino/aprendizagem da produção de textos.

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