quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Procedimentos para o trabalho de análise linguística

Outros procedimentos, relacionados à construção da imagem de locutor e de interlocutor, aplicáveis tanto à leitura e produção do texto escrito, quanto às situações de interlocução oral, são:

Identificar indices contextuais e situacionais (marcas dialetais , níveis de registro, jargão, gíria) que permitem a construção da imagem do locutor e de interlocutor;

Analisar mudanças na imagem de locutor e interlocutor em função da substituição de certos indices contextuais e situacionais;

Analisar as implicações sócio-históricas dos indices contextuais e situacionais (marcas dialetais, níveis níveis de registro, jargão, giria ) na construção da imagem do locutor e interlocutor.


Como vemos, muitos e diversos são os procedimentos possíveis para o trabalho efetivo de análise linguística.


Diante de tantas possibilidades, não há razão para que o professor trabalhe com seus alunos uma análise de gramática que faça uso do texto apenas como pretexto. Como no exemplo no próximo slide, muitas propostas de “análise textual”, ainda, são feitas seguindo o mesmo padrão.

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