A prática de análise linguística
Você, caro professor, pode observar que a prática de análise linguística abre espaço para a reflexão.
O aluno poderá chegar às atividades metalinguísticas a partir de atividades linguísticas e epilinguísticas.
Mendonça (2006, p. 208) afirma que a prática de análise linguística caracteriza-se pela reflexão recorrente e organizada, voltada para a produção de sentidos e/ou para a compreensão mais ampla dos usos e do sistema linguístico, com o fim de contribuir para a formação de leitores-escritores de gêneros diversos, aptos a participarem de eventos de letramento com autonomia e eficiência.
Já vimos algumas possibilidades de praticar análise linguística a partir do eixo leitura. Vejamos, agora, uma possibilidade de refletir sobre a língua no eixo da produção textual, com um exemplo, agora, da Profª Márcia Mendonça (2006, p. 214-215).
Análise linguística | ||
Objeto de ensino | Sugestões de estratégias | Habilidade esperada |
Operadores argumentativos; organização estrutural das sentenças. |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário