quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A prática de análise linguística

Você, caro professor, pode observar que a prática de análise linguística abre espaço para a reflexão.


O aluno poderá chegar às atividades metalinguísticas a partir de atividades linguísticas e epilinguísticas.


Mendonça (2006, p. 208) afirma que a prática de análise linguística caracteriza-se pela reflexão recorrente e organizada, voltada para a produção de sentidos e/ou para a compreensão mais ampla dos usos e do sistema linguístico, com o fim de contribuir para a formação de leitores-escritores de gêneros diversos, aptos a participarem de eventos de letramento com autonomia e eficiência.


Já vimos algumas possibilidades de praticar análise linguística a partir do eixo leitura. Vejamos, agora, uma possibilidade de refletir sobre a língua no eixo da produção textual, com um exemplo, agora, da Profª Márcia Mendonça (2006, p. 214-215).


Análise linguística
Objeto de ensino Sugestões de estratégias Habilidade esperada
Operadores argumentativos;
organização estrutural das sentenças.
  • Leitura e comparação de textos.
  • Exercícios de reescrita de textos e de trechos de textos.
  • Perceber que as várias formas de estruturar períodos e de ligá-los por meio de operadores argumentativos (preposições, conjunções, alguns advérbios e expressões) podem mudar os sentidos do texto, ou podem resultar em textos mais ou menos coesos e coerentes.
  • Ser capaz de escolher, entre as diversas possibilidades da língua, a que melhor atende à pretensão de sentido de quem escreve.
  • Saber consultar dicionários e gramáticas para ampliar o repertório de operadores argumentativos e conhecer suas nuances de sentidos.

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