terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sugestões de temas para outros projetos

PARA VENDER, TROCAR E ANUNCIAR- classificados na sala de aula.
PERGUNTA QUE EU RESPONDO - usar a entrevista em sala de aula.
JINGLES - quem disse que não dá.
IM)PROVÉRBIOS E DITOS POPULARES - uma lição a mais na sala de aula.
ESTÃO TODOS CONVIDADOS - confecção de convites.
REPORTAGEM NA SALA DE AULA - uma grande matéria.
NOTÍCIAS EM SALA DE AULA - uma manchete.
LEIO, PENSO;logo opino - artigo de opinião.
Sugestão baseada no SARESP

A proposta de redação do SARESP prioriza explicitamente dois aspectos:

Sobre o que escrever (tema);
Que gênero e/ou tipo de texto escrever.


Mas, além desses, outros aspectos também são importantes:

Como escolher palavras, compor frases, criar imagens que evoquem o que se quer comunicar (coesão e coerência)?
Como registrar o texto por escrito, considerando as determinações da proposta e o contexto de produção?


Há, portanto, uma interligação obrigatória entre a estrutura profunda do texto (tema e gênero) e a sua estrutura de superfície (coesão, coerência e registro propriamente dito). Assim, o atendimento às determinações da proposta de redação (tema, situação, gênero e/ou tipo de texto etc.) constitui-se em fator básico para se avaliar a produção escolar de um texto.

Para o Ensino Fundamental, os critérios de correção da prova do SARESP pretendem investigar se o aluno é capaz de:
1 - Compreender e desenvolver o tema proposto de acordo com o contexto de produção solicitação.
2 - elaborar um texto de acordo com a estrutura-padrão do gênero/ ou tipo de texto solicitado.
3- organizar o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimentos dos mecanismos linguísticos e textuais necessários para a construção da narrativa ou dissertativa.
4 - utilizar os conhecimentos linguísticos da norma padrão para o texto escrito.
Finalizando

Como vimos, os gêneros se caracterizam pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas linguísticas específicas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa.

Se alguém pretender discutir uma questão polêmica, como a descriminalização das drogas ou a pena de morte, precisará organizar o seu discurso em um gênero como artigo de opinião, por exemplo. É o gênero que pressupõe a argumentação a favor ou contra questões controversas, mediante a apresentação de argumentos que possam sustentar a posição que se defende e refutar aquelas que forem contrárias àquilo que se defende.

Por outro lado, se a finalidade for relatar um fato ocorrido no dia anterior, certamente a notícia deverá ser o gênero escolhido. Se o que se pretende é orientar alguém na realização de determinada tarefa, pode-se escrever um manual ou relacionar instruções, por exemplo. Se a intenção for apresentar algum ensinamento por meio de situações exemplares, colocando animais como protagonistas para representar determinadas características humanas, então a fábula é o gênero mais apropriado.

Portanto, saber selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, ao contexto de produção.

Dessa forma, a proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades que se quer organizar, para que o aluno desenvolva senso crítico e para adequar seu discurso e texto às várias situações de comunicação nas quais está ou estará inserido.

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