sábado, 19 de novembro de 2011

Diferentes circunstâncias para a produção de texto/Modulo Produção de Texto

Como se pode ver, produzimos textos em diferentes circunstâncias. A cada circunstância correspondem:

FINALIDADES DIFERENTES - manifestar nossa forma de e pensar a respeito de uma matéria lida; divulgar determinados serviços, buscando seduzir diversos clientes, convencera respeito de determinadas interpretações de dados ; obter notícias sobre um ente querido; informar sobre sua qualificação profissional.

INTERLOCUTORES DIVERSOS - leitores de um determinado veículo de mídia impressa(jornal, revista) transeuntes de determinados locais (vias de circulação, rodoviária, etc.); colegas de trabalho, leitores de determinada revista academico-cientifico ou determinado tipo de livro; um parente próximo ou um amigo; um possível contratante.

LUGARES DE CIRCULAÇÃO DETERMINADOS - mídia impressa; academia; família ou círculo de amizades; determinada empresa (esfera profissional) ; vias públicas de grande circulação de veículos e pessoas.

GENEROS TEXTUAIS ESPECIFICOS - carta de leitores, anúncios, folheto de propagandas: outdoors, artigo acadêmico, carta pessoal, currículo.

Mas o que isso significa?

Significa que escrever um texto é uma atividade que nunca é a mesma nas diferentes circunstâncias em que ocorre, porque cada escrita se caracteriza por diferentes condições que determinam a produção dos textos. Essas condições referem-se aos elementos apresentados acima. Mas não apenas a eles. Um aspecto a ser considerado ainda é o lugar do qual se escreve e também as etapas de produção desse texto: planejamento, escrita, revisão e reescrita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário