domingo, 20 de novembro de 2011

Finalizando modulo Produção Textual

Então, caro professor, o que devemos fazer para desenvolvermos escritores proficientes?

É preciso propiciar aos nossos alunos os conhecimentos para que saibam lidar com todas as características do contexto de produção dos textos, de modo a conscientizá-los de que a escrita é um processo individual e dialógico.

É individual porque o processo de produção de um texto implica escolhas pessoais quanto ao que dizer e a como dizer: a seleção de tópicos a serem apresentados, das palavras a serem utilizadas, dos enunciados a serem organizados são escolhas do produtor do texto, que refletirão seu estilo de dizer.

É dialógico porque todo texto sempre se relaciona, de alguma forma, com os textos já produzidos anteriormente no que se refere:

  • ao que se pode dizer por meio de determinados gêneros;
  • à forma de dizer (escolhas lexicais típicas do gênero, expressões usuais que acabam por caracterizá-los, por exemplo);

  • aos textos produzidos e seu conteúdo, que podem marcar época, constituindo-se como referências;

  • aos gêneros, propriamente, que também são construções históricas e, dessa forma, modificam-se, caem em desuso, são criados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário