terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: LETRAMENTO NA CIBERCULTURA


http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf

MAGDA SOARES - (Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas)


RESUMO: No contexto de uma diferenciação entre a cultura do
papel e a cultura da tela, ou cibercultura, o artigo busca uma melhor
compreensão do conceito de letramento, confrontando
tecnologias tipográficas e tecnologias digitais de leitura e de escrita,
a partir de diferenças relativas ao espaço da escrita e aos mecanismos
de produção, reprodução e difusão da escrita; argumenta que
cada uma dessas tecnologias tem determinados efeitos sociais,
cognitivos e discursivos, resultando em modalidades diferentes de
letramento, o que sugere que a palavra seja pluralizada: há
letramentos, não letramento.
Palavras-chave: Letramento. Cultura do papel. Cibercultura. Práticas
de leitura. Práticas de escrita.
NEW READING AND WRITING PRACTICES:
LITERACY IN THE CYBERCULTURE
ABSTRACT: In the context of two different cultures – print culture
and electronic culture, or cyberculture –, this article seeks a
clearer comprehension of literacy opposing typographic and digital
technologies of reading and writing. Through the differences
regarding the writing space and the mechanisms of producing, reproducing
and diffusing ideas, it argues that different kinds of literacy
– that is, different social, cognitive and discursive effects –
have resulted from such different modalities of written communication.
Since literacy is not a single, homogeneous phenomenon, it
finally suggests this word should be used in its plural rather than
singular form: literacies.
Key words: Literacy. Print culture. Cyberculture. Reading practices.
Writing practices.
Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002 143
Disponível em

mais informações acesse: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário