quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Quem lê?

Frequentemente, defendemos a ideia da formação do leitor crítico. Mas quem é esse leitor?


Segundo H. N. Brandão e G. Micheletti, o leitor é aquele que dialoga com o texto, "recriando sentidos implícitos nele, fazendo inferências, estabelecendo relações e mobilizando seus conhecimentos para dar coerência às possibilidades significativas do texto" (BRANDÃO, H. N.; MICHELETTI, G. "Teoria e prática de leitura". In: Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997), que realiza uma leitura participativa e cooperativa. Ou seja, é um "sujeito do processo de ler e não objeto, receptáculo de informações" (idem).


Como podemos notar, a leitura pressupõe o conceito de texto de forma ampla. Ao longo da vivência escolar, o educando aprende a ler uma diversidade de textos. Neste módulo, trataremos especificamente da leitura do texto literário.



Na leitura do texto literário, também estão em jogo as experiências pessoais, o contexto, a interação com o ambiente social e cultural, conforme apontado por M. H. Martins. A “leitura do mundo” também é realizada por meio do texto literário, pois a Literatura se configura como representação do mundo. Por isso, quem lê o texto literário dialoga com o texto, atribuindo sentidos e estabelecendo relações com suas experiências de vida e de leitor de outros tipos de textos.

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