domingo, 19 de fevereiro de 2012

COMO COMEÇAR?
INTEGRAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO A ESCOLA
Antes de a crinaça chegar à escola ela já passou por processos de educação importantes: pelo familiar e pela mídia eletrônica. No ambiente familiar, a criança vai desenvolvendo as suas conexões cerebrais, os seus roteiros mentais, emocionais e suas linguagens. Os pais facilitam ou complicam, com suas atitudes e formas de comunicação mais ou menos maduras, o processo de aprender a aprender dos seus filhos.
A criança também é educada pela mídia, principalmente pela tv. Aprende a informar-se, a conhecer-os outros, o mundo, a si mesmo - a sentir, a fantasiar a relaxar vendo, ouvindo, "tocando" as pessoas na tela, que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar. A relação com a mídia eletrônica é prazerosa, é feita através da sedução, da emoção, da exploração sensorial, da narrativa. Aprendemos vendo histórias dos outros e as histórias que os outros nos contam.
PREPARAR OS PROFESSORES PARA A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR E DA INTERNET
Procurar de todas as formas possíveis, que todas possam ter acesso fácil, frequente e personalizado as novas tecnologias. Ter salas de aulas conectadas, salas ambientes para pesquisa, laboratóriso bem equipados. dar condições para que os professores´possam ter seus próprios computadores. facilitar o acesso do aluno ao computador. No Brasil, sabemos que essa situação, por enquanto, é utópica; mas hoje o ensino de qualidade necessita de toda essa tecnologia.
FAMILIZAR-SE COM O COMPUTADOR, COM SEUS APLICATIVOS E COM A INTERNET
Aprender a utilizá-lo no nível básco, como ferramenta. No nível mais vançado, dominar as ferramentas da WEB e do email. Aprender a pesquisar nos SEARCH, a participar de listas de discussão, a construir páginas.
AUXILIAR OS PROFESSORE NA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA INTERNET E DOS PROGRAMAS MULTIMÍDIA
Ensiná-lo a fazer pesquisa. É por issa razão que não podemos negar a existência de todo esse universo que existe além da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário