quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Um exercício de leitura

O ensino de Literatura é abrangente e toma os três anos do Ensino Médio, permitindo que o contato com a Literatura seja realizado de forma gradativa. O planejamento dos três anos deve levar em consideração as etapas de desenvolvimento dos alunos, assim como as escolhas das obras a serem lidas devem ser contextualizadas para despertar-lhes maior interesse.


Lembre-se: a seleção das obras literárias depende da leitura que nós, professores, realizamos, porque também somos leitores. A análise da obra literária deve anteceder nossas escolhas. Após a interpretação, é possível reconhecer o alcance da obra, saber se ela está adequada para a etapa em que os alunos estão, se dialoga com o momento pedagógico da escola como um todo. Então, após a seleção, as estratégias aplicadas para o estudo devem, como Todorov defende, permitir que o aluno encontre um sentido para sua vida nas obras que lê, ou seja, que estabeleça relações com o mundo, com o contexto social, cultural, que permita questionar o mundo e se questionar, para que possa buscar suas respostas.


Por isso, o que vamos propor é um exercício de leitura, reconhecendo-nos como leitores, no primeiro momento. Após a leitura e o levantamento de alguns aspectos, vamos refletir sobre o alcance da obra e como poderíamos inseri-la no contexto da sala de aula.


Para isso, tomaremos os textos “A causa secreta”, de Machado de Assis; “Meu ideal seria escrever”, de Rubem Braga; e A hora da estrela, de Clarice Lispector.

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