domingo, 19 de fevereiro de 2012

TICs e a educação – o papel do professor

Ensinar e aprender exigem, hoje, mais flexibilidade espaço/temporal, pessoal/grupal, menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. Uma das dificuldades atuais é conciliar a extensão da informação e a variedade das fontes de acesso com o aprofundamento da sua compreensão em espaços menos rígidos e menos engessados. Há informações demais e temos dificuldade em escolher quais delas são importantes.


A aquisição da informação e de dados dependerá cada vez menos do professor. As novas tecnologias trazem tudo isso de forma rápida e atraente. O papel do professor – o papel principal – é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los e a transformá-los em conhecimentos. É por essa razão que se aperfeiçoar deve ser pré-requisito na vida de um educador.


O que antes era uma tarefa do professor – levar a informação para a sala de aula – tornou-se também tarefa do aluno; ou seja, aprender depende de que o aluno esteja pronto e maduro para incorporar a real significação que essa informação tem para ele. Enquanto a informação não fizer parte do contexto pessoal – intelectual e emocional –, ela não se tornará verdadeiramente significativa e não será aprendida.

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