quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Convite à reflexão

Agora, convidamos você, cursista, a fazer uma reflexão sobre as afirmativas de R. Bamberger a respeito de uma pesquisa sobre leitura, realizada em vários países, durante a década de 70, cujo resultado mostrou que, embora as crianças apreciem a atividade, na fase adulta, perde-se o gosto pela leitura:


  1. a.

    "A leitura, na infância, satisfaz as necessidades e interesses das várias fases de desenvolvimento, de maneira demasiado unilateral. Quando, mais tarde, os interesses se modificam (diminui o amor pela aventura), muitas crianças param completamente de ler. A motivação para a leitura é muito fraca."


  2. b.

    "Para muitas crianças, a leitura está intimamente associada às atividades e exigências da escola; concluído o período de escolarização, elas deixam de ler porque a “vida” agora significa para elas algo muito diferente da escola."


  3. c.

    "Outros entretenimentos e meios educacionais suplantam a leitura." (BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. 6.ed. São Paulo: Ática, 1995)



Mas, o que podemos fazer para reverter esse quadro? Como motivar as crianças para a leitura? Como desenvolver-lhes o gosto pela Literatura?


Esse é um desafio que nos motiva a refletir sobre a prática pedagógica, seja revendo-a, seja se preparando para atuar como professores de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário