domingo, 19 de fevereiro de 2012

Os benefícios do trabalho em parceria

Quando se promove uma formação educacional em parceria, os sujeitos trabalham em conjunto para resolver o mesmo problema, em vez de ficarem separados em componentes de cada tarefa a ser realizada. Dessa maneira, cria-se um ambiente rico em descobertas mútuas, feedback recíproco e com compartilhamento frequente de ideias.

Na formação em parceria, há pouco espaço para a competição e muito para a interação entre os sujeitos. A resolução de problemas permite a discussão em equipe, em que as soluções podem ser demonstradas e cada um pode apresentar ao outro a lógica dos seus argumentos. Ela oferece, ainda, a possibilidade de discussão das diferentes maneiras de resolver um mesmo problema e pode facilitar a aprendizagem de diferentes estratégias para a resolução de situações colocadas para os sujeitos.

Quando os professores e os alunos trabalham em parceria, podem ajudar os outros a perceberem os conceitos mais básicos. Todos aprendem dialogando, expondo e pensando juntos. A pesquisa em rede é uma oportunidade rica para desenvolver essas capacidades e, por outro lado, proporciona oportunidades para desenvolver o pensamento criativo, fazer e testar possibilidades.
Para Almeida (2005)
" A formação de docentes se dá entre pares: portanto é preciso que se explicite qual o significado último dessa relação. Não é da instrumentalização dos nossos pares, mas o da sua parendizagem da profissão como prática de uma liberdade. O processo de uma aprendizagem - principalmente entre pares - não é prescritivo " faça-se isso ou aquilo é melhor, dialógico"
A cooperação é inerente à própria atividade humana e particularmente, relevante para a construção consciente do conhecimentos. Essa metodologia de formação estabelece as relações entre os profissionais, criando laços de confiança e reciprocidade imprescindíveis para a transparência na superação dos desafios. Respeita os espaços e os limites da ação pedagógica, criando e recriando possibilidades sobre as reais condições nas quais o professor atua, permitindo que a leitura que esse faz de sua prática seja contextualizada e significativa . Somente quando o professor é capaz de atuar de maneira nova e refletida sobre sua própria ação , de analisar seus procedimentos, olhar o novo, testar, avaliar os resultados, pesquisar e criar é que ele está se formando, a cada dia. Além disso quando as tecnologias o ajudam nesse processo, elas adquirem seu verdadeiro sentido: o de potencializar aquilo que o professor já faz de melhor.




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